domingo, 21 de novembro de 2010

TRABALHO O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TRABALHO SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇOES


O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Neste trabalho, vemos as tendências às quais estão submetidas as atuais organizações como também os fatores que influenciam para que os processos da organização devam a se adaptar a novas situações.
Nenhuma organização econômica no contexto atual pode ficar indiferente diante do contexto social e natural em que desenvolve suas atividades.
O ambiente externo demanda das organizações maior compromisso com o ambiente em que atuam. Isto é um requisito indispensável, a médio e longo prazo, para que a organização permaneça em condições de competir num mercado cada vez mais competitivo e exigente. Isso quer dizer que as organizações além de criar riqueza para todos os participantes em sua gestão, deve contribuir para a melhoria da comidade onde atua.

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL

O ambiente organizacional não é preexistente à organização. A organização, ao se construir também constrói o seu ambiente. O ambiente organizacional corresponde àqueles fatores externos sobre os quais a empresa pode não ter influência direta no entanto poderá ser afetada por algum deles.
Macroambiente organizacional é aquele que tem pouca ou nenhuma influência direta, como exemplo os ambientes político, econômico, jurídico, cultural, tecnológico, climático, internacional etc. E o microambiente organizacional são todos aqueles setores relacionados diretamente, como exemplo os clientes, concorrentes, fornecedores e mercado de trabalho.

O AMBIENTE SOCIOCULTURAL

Influencia que exerce sobre a versão das pessoa, os valores, os hábitos e costumes, tudo isso ocorre devido a fatores culturais e sociais em localidades, regiões e num país.

AMBIENTE TÉCNOLOGICO

O desenvolvimento das tecnologias de informação está tornando o conhecimento principal das organizações, e é sua principal fonte de vantagens competitivas para atender as necessidades cada vez mas exigentes dos clientes.

AMBIENTE INTERNACIONAL

O conhecimento das condições internacionais (políticas, normativas, culturas dentre outros) é de fundamental importancia para o processo de globalização nas organizações que tem atuação internacional.

O AMBIENTE NATURAL (ECOLÓGICO)

Este tema esta no cotidiano da maioria das organizações, a maneira de agir ecologicamente correta.
Algumas organizações dependem diretamente dos fatores naturais em virtude de sua atividade principal, ex:(organizações ligadas ao turismo, agrícola, e que são afetados diretamente pelas condições climáticas.

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL OPERACIONAL OU ESPECÍFICO

Os principais vínculos que podem ser encontrados aqui são com os fornecedores, clientes, concorrentes, instituições governamentais, o mercado de um modo geral e a comunidade onde está localizada a organização. Tratando especificamente das organizações econômicas como exemplo, compreende as forças determinam a competitividade da empresa ou setor, que são:
O ambiente operacional da empresa;
Concorrentes existentes: são as empresas que atuam no mesmo mercado, a concorrencia de um modo geral, é sempre acirrada e a perspectiva da organização será sempre fidelizar o maior número de clientes possíveis.
Concorrentes potenciais: são as pessoas que podem ingressar no mercado principal da organização.
Eventuais substitutos: são bens que cumprem uma mesma função que aqueles produzidos na organização e que podem vir a ser substituído num futuro.
Fornecedores: são aqueles que fornecem a materia-prima, as máquinas e equipamento, os recursos humanos a tecnologia e o conhecimento adquiridos na produção de bens e serviços que são produzidos.
Entidades reguladoras: constituem as organismo que tem o poder de controlar, registrar ou influencia o cor=tidiano das organizações. (ex: conselho CRC, ordem OAB, associações ACB.)

Parceiros estratégicos: são as organizaçoes que se unem com outros para formar uma aliança com o objetivo de obter benefício comum.

SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIO

O aquecimento do Planeta, a desertificação, o desaparecimento de cursos d’água, a miséria e a violência atingem patamares inviáveis para o resguardo e manutenção da própria sociedade, o que, local e mundialmente exige mudanças inadiáveis. A gestão do desenvolvimento sustentável, pontual e ou abrangente, nos governos e nas empresas, deve considerar a dimensão ambiental, econômica e social na concepção de seus objetivos, buscando a perenidade da base natural, da infra-estrutura econômica e da sociedade como um todo.
Para colocar esses conceitos em prática, há pré-requisitos indispensáveis:
- Democracia e estabilidade política;
- Paz;
-Respeito à lei e à propriedade;
- Respeito aos instrumentos de mercado;
- Ausência de corrupção;
- Transparência e previsibilidade de governos;
-Reversão do atual quadro de concentração de renda, nas esferas local e global.
Mas, que novidades nos apontam os teóricos?
O catarinense e ex-frei Leonardo Boff, teólogo da libertação, doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique (1970), escreve:
“Sustentável é a sociedade ou o planeta que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa; que toma da natureza somente o que ela pode repor, que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão” (2001, p. 137)


CORPORAÇÃO CIDADÃ E LONGEVIDADE EMPRESARIAL

A adoção da gestão socioambiental responsável atravessa uma fase de mudança, na gestão estratégica da empresa.
Para alguns pode-se deduzir, que o termo “socioambiental” pode ser justificado pela união das conseqüências sociais e ambientais causadas pelas empresas: pobreza, saúde, segurança, criminalidade, abrigo, alimentação, entre outras acontecências, são questões sociais intimamente associadas às ações humanas, resultantes do uso do meio físico e biológico e vice-versa.
Uma empresa com Responsabilidade Socioambiental deve procurar gerir os negócios de forma a atender às expectativas éticas, públicas, legais e comerciais da sociedade e da sustentabilidade ambiental, no âmbito dos processos de trabalho e de produção das mercadorias, sejam bens ou serviços. Essas ações emanadas de gestão socialmente responsável fariam com que a Responsabilidade Social Corporativa deixasse de ser um valor ou um gancho de publicidade institucional, para de tornar “responsabilidade de fato”.
Ela também deveria respeitar os interesses dos sujeitos individuais e ou coletivos que afetam ou são afetados pelos negócios ou atividades da organização, abrangendo: proprietários, acionistas, investidores e demais interessados (“stakeholders”), como trabalhadores, vizinhança, contratados, fornecedores, distribuidores, consumidores, concorrentes, outros agentes da cadeia geo-econômica.
Na última década do século XX, o conceito de responsabilidade social ficou conhecida como a evolução da sociedade, como um todo, nas recentes conquistas na tecnologia da informação, transformações dos meios de produção e das relações econômicas, ao longo dos anos. Entretanto, há um clima de conflito pairando sobre o mendo: seria qual, a verdadeira finalidade dos negócios?


A RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL

A Responsabilidade Social Empresarial é um conceito na prática que promove um comportamento empresarial que não necessicta está unido nas leis mas que atendam as necessidades da sociedade em relação a organização. Apartir daí as organizações se vem no papel de cumpri não somente o que estar nas leis.
Vale ressaltar que as ações voluntarias que as organizaçoes realizam como ajuda eventual não se definem com responsabilidade social organizacional, e sim ações de filantropia. Sendo que RSO vai bem mais além de filantropia sendo que as ações consideradas de RSO são as que promovem medidas de construtivas pelas quais as empresas integram preocupações da sociedade em suas políticas e operações ambientais, econômicas e sociais.
Desta forma as ações de responsabilidade social “são estratégias pensadas para orientar as ações das empresas em consonância com as necessidades sociais, de modo que a empresa garanta, muito mais que o lucro a satisfação dos clientes e bem-estar da sociedade.
Toda empresa é responsálvel pelos impactos sociais e ambientais de suas atividades, e não podem ficar sem nenhuma ação diante dos problemas enfrentados pela sociedade, bem como a marginalização e desigualdades sociais decorrentes.

CONCLUSÃO

Podemos perceber que no meio ambiente empresarial existem variaveis que a modela conforme a sociedade, tendo os fatores pricipais o homem, meio ambiente, política, economia, leis, tecnologias e a internacinalização. Sendo que todos esses fatores ajudam as empresas a realizar ações de RSE para a satisfação da Sociedade.
E que os maiores beneficiários da RSE é a sociedade que ganha com os serviços prestados de qualidade e a própria empresa com seus lucros e clientes fieis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u668748.shtml acessado em 21/10/2010.

http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional acessado em 21/10/2010.

http://www.eticagd.com.br/arq.php?id=58&ext=doc&nome=responsabilidade_social acessado em 21/10/2010.
Livro Reinaldo Dias – Sociologia das Organizações/ATLAS

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